quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Massa econômica para pastel

Pessoas, olá!
Como estes dias eu postei a receitinha básica da carne moída, resolvi buscar nos meus caderninhos uma receita básica (como sempre, né?) para utilizarmos a carne, e então encontrei uma receita mega hiper super power (tá, chega, Polly) fácil, barata e óbvio com tudo que a gente tem em casa (afinal é a proposta do blog: coisas fáceis, baratas e com coisas acessíveis), a bendita receita de massa de pastel!
Tá sem verba pra comprar aquela massa pronta de mercado? Quer impressionar todo mundo e dizer ‘Ohhhh, eu que fiz este pastel desde a massa até o recheio’? Simbora e vamos aprender! (Eu, particularmente, amo pastel, AMO de verdade!)
Então chega de converseiro e vamos à receita:

Massa econômica para pastel

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 ovo
  • Água morna
  • Sal

Bom, como eu não tenho uma mesa de pedra e minha pia é uó eu faço massas dentro de bacias (claro que são da cozinha, não pego a bacia que uso para deixar o pé de molho, mas fica ao seu critério onde você irá fazer sua massa!) ou recipientes plásticos grandes, enfim, vê aí onde você vai fazer sua massa na mesa, na pia, na bacia, no chão, na cadeira, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, aí você fará uma cova (não as de cemitério, não vai abrir uma cova no chão da sua cozinha, é uma covinha para jogar os ingredientes, tá? (tenho que zuar para não ficar com cara de site da Ana Maria Braga, né, gente? Aqui ninguém é Master Chef!) coloque o ovo e o óleo, o sal você coloca a gosto porque sinceramente eu detesto dar medida de sal porque cada pessoa tem um paladar, e eu particularmente quase não coloco sal em nada, ai vc mexerá, vai ficar uma ‘massaaroca’, aí vc pegará a água morna, (explicando: não coloquei medida porque depende da farinha que você está usando, do clima, dos astros, da atmosfera lunar e tudo mais como sua massa se comportará), então você vai pingando a água na massa e mexendo até ela ficar uma massa elástica e o mais importante ela não pode grudar nas mãos, ou seja, deixe a farinha aí do lado e vá acrescentando enquanto sovar a massa até que ela chegue no jeito que eu falei: elástica e desgrudando das mãos!
Então coloque sua linda massa para descansar meia horinha, como eu sou prática eu já utilizo um recipiente com tampa e só coloco a tampa e deixo lá descansando. Passando esta meia horinha você já pode usar sua massa, ela ficou linda, não ficou?
Massa após sua meia hora de sono de beleza

Então você vai abrir sua massa, no 'modo Pollyanna de se virar' na falta de onde fazer a massa, eu passo um plástico film numa tábua e estico a massa lá (como na foto), então você esticará a massa, cortará no tamanho que você desejar que fiquem os pastéis, (eu corto em pedaços pequenos para fazer pasteizinhos, porque eu gosto assim e pronto), aí você colocará o recheio de sua preferência: pode ser carne moída, queijo, presunto, queijo com presunto, frango, ah use o que você desejar, o pastel é seu e você coloca o que você quiser, all right?, eu fiz de carne moída e de banana, não juntos, fiz metade de carne moída e metade de banana!!!)
Massa esticada sobre a tábua
Massa cortada com o recheio

Pastel dobradinho
Bom, depois que você dobrou o pastel utilize um garfo para apertar as bordas e assim evitar que eles abram ao fritar...
Pastel fechadinho com o garfo

...depois de fechar seus pastéis, caso você não vá fritar na hora você pode guardar na geladeira, lembrando de colocá-los num recipiente forrado com plástico film e colocar uma camada de plástico film entre eles (no caso de você colocar um em cima do outro) para não grudarem, eu geralmente frito depois e até deixo uns para o outro dia na geladeira para fritar, então sem problema você fazer um dia antes!

Pastéis embalados
Para fritar utilize óleo bem quente, o suficiente na panela ou frigideira, para cobrir o pastel , aí fica ao seu gosto mais branquinhos ou mais moreninhos.
Uma boa dica é sempre fritá-los utilizando uma escumadeira de inox e colocá-los num escorredor de inox ou numa assadeira de inox, eles não ficam encharcados! Não utilize papel toalha caso os coloque no inox, mas utilize caso coloque em outro lugar! 

Feito isso, faça a pior parte: COMA!
Pastéis fritinhos! Hummmmm!

Fala aí se você gostou desta receita e das dicas, e deixe aí um recheio que você acha legal!
Beijos, povo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário